VOCATVS•ATQVE•NON
VOCATVS•DEVS•ADERIT

quinta-feira, dezembro 23

(O Silêncio que Machuca.)

Ontem escutei essa frase. “A madrugada tem um silêncio que machuca.” Intrigante não é?

Porque???

Vamos ao mundo dos sinônimos.
Belo SINÔNIMO de bonito.
Feio SINÔNIMO de horrível.

Dia SINÔNIMO de vida Consciente.         
Noite SINÔNIMO de vida Inconsciente.

É preciso entender que Inconsciente não é necessariamente um estado corpóreo ou situação momentânea. É uma vida dentro da vida. Lembra da VIDA PARALELA do Post anterior? EUREKA! Essa vida paralela é a expressão consciente de nosso conteúdo inconsciente. O problema é que as manifestações dessa VIDA são feitas de forma simbólica, por isso nem sempre tem um significado aparente ou facilmente compreensível. Como os sonhos e a imaginação, por exemplo.

A madrugada se levanta no ápice da escuridão, da sombra, do escuro, da parte debaixo do iceberg, o Inconsciente Pessoal. De onde surgem nossos medos, anseios, traumas, complexos, virtudes, possibilidades, potências, a imagem de Deus... Aí alguém vira e diz: - Eu sou Ateu. E eu digo: - Descubra-se. etc

São horas preciosas... horas que nos obrigam a nos encarar e avaliar as verdades existentes no nosso presente, nosso passado, e quem sabe no nosso futuro. Sendo assim, a madrugada representa o Inconsciente. O que nela aparece, surge de dentro do silêncio do ser humano... um silêncio que tem muito barulho... (o barulho profundo de tudo aquilo que a gente não escuta de dia, com tanto barulho externo preponderando).

Dizem que as conchas do mar possuem o barulho do fundo do mar, bastando por a concha nos ouvidos para escutá-lo. É verdade... é o vácuo repleto, o silêncio barulhento e o oxigênio profundo que temos que aprender a respirar.

Escute seus pensamentos, escute o grito dos barulhos que emergem de si... assim saberá como você é e do que precisa...

Não deixe que se tornem apenas Madrugadas que Machucam... quanto ao resto da noite, é uma outra história!

Até breve!

2 comentários:

  1. engraçado... minha psicologa musicoterapeuta, é muito espiritualista e junguiana confessa. sempre que eu trazia uma musica para trabalhar, ou ela conhecia e estava há muito pensando nela, ou era em ingles ou frances, e quando ela lia a traduçao, se apaixonava de tal modo, que só tocava isso no seu carro. ela dizia que estavamos muito conectadas. e colocou o pescoço dela em jogo por mim diante da equipe clinica, por saber que eu sofria, mas nao expressava, pois os outros riam com meu sorriso, e choravam com meu choro, tamanha minha influencia sob outros pacientes. influencia espiritual, dizia ela. ontem, eu estava com tanta dor, que pensei: o mundo faz muito barulho. gostaria que o universo ficasse em silencio. estou com dor e o barulho me incomoda. entao venho ler seu post. acredito cada vez mais nela, minha musicoterapeuta. discutiamos as coinscidencias do mundo, e achavamos, que nada era coinscidencia. minha cicatriz "harry potter", dói quando eu sinto internamente dor. mas a dor fisica esta latente. e o barulho do mundo, nao deixa que eu escute o que ela quer de mim, para cessar e aliviar meu corpo.

    ResponderExcluir
  2. Acho que vou te ouvir mais...vou dar mais crédito ao que você me diz.
    Gosto de refletir, mas não em espelhos...não é legal,a gente vê o que não quer e as vezes o que não é bonito, mas somos nós, temos que encarar. E quanto a madrugada... hora de estarmos conosco, eu gosto.Mas sei que tenho muito que me conhecer para conviver melhor comigo.
    E conto com você.

    ResponderExcluir